A leitora L.S. entrou em contato comigo e deixou o seguinte recado:
Descobri há um ano que tinha diabetes. Então comecei tomar o chá de insulina por conta própria e parei de usar a fómula. Agora estou com hipoglicemia, como saber a dose correta da planta pra controlar direitinho?
Pois é, esse foi o mesmo problema que enfrentei e descrevi aqui no blog. Como se trata de um chá a dosagem vai depender do número de folhas usado, do tamanho das folhas, do tempo que você deixou a planta de molho para fazer o chá.
O que eu aconselho é fazer testes, usando sempre o mesmo número de folhas para cada copo dágua. Coloque 6 folhas em um copo com água fervente, abafe tampando o copo por 3 minutos. Faça sempre dessa forma, tome o chá e depois durante o dia vá fazendo testes para ver como fica sua glicemia.
Enquanto você faz testes vá fazendo também ajustes, se cair muito tome só meio copo em vez de um, ou tome 1 copo meia hora antes de cada refeição (almoço e jantar).
É importante – se você for usar o chá de insulina para controlar o diabetes – fazer testes de glicemia durante o dia para ver como seu corpo se comporta e ir ajustando a dosagem. Não há como saber a dosagem correta sem esse controle e cada pessoa reage de uma forma, então esse controle tem que ser individualizado.
Zailda Coirano
Website Loja Virtual Web Rádio Facebook Twitter