Muitos produtos estão hoje à venda com a classificação "light" ou "diet". Mas o que isso significa exatamente? Teoricamente os produtos "light" seriam isentos de gordura, enquanto os produtos "diet" seriam isentos total ou parcialmente de "sacarose", que é o resultado da combinação de glicose e frutose.
Quando ingerida por um diabético a "sacarose" é transformada em "glicose" em poucos minutos e vai para a corrente sanguínea, elevando a taxa no sangue. Portanto, o diabético deve evitar a "sacarose", que existe no açúcar de cozinha. Isso significa que alguns produtos, mesmo com a classificação "light" ou "diet" são indicados apenas para quem está fazendo regime, e não para diabéticos.
Lembro-me que uma vez encontrei uma lata de goiaba em calda no supermercado e abaixo do título estava a classificação "diet". Levei para casa, a Adeline começou a comer e em poucas horas começou a passar mal, com a glicose muito alta. No médico, ele nos explicou que nem todos os produtos com o rótulo "diet" ou "light" são isentos de sacarose e nos orientou a ler bem o rótulo (hoje em dia é obrigatório que essses produtos contenham especificadas no rótulo as substâncias que contém e um aviso no caso de não serem próprias para o consumo de diabéticos).
Caso queira-se "checar" as informações do rótulo (é muito perigoso para a saúde de um diabético consumir sacarose em grande quantidade) pode-se usar a fitinha que se usa para fazer o teste de glicose na urina em alimentos. O procedimento é o mesmo usado para o teste de urina, coloca-se no alimento que se quer testar, e se ficar verde é sinal de que contém sacarose (glicose), se não mudar de cor pode ser consumido pelo diabético.
Todo cuidado é pouco, pois mesmo havendo leis que obrigam os produtores a colocarem no rótulo os ingredientes, deve-se fazer o teste no caso de produtos de procedência duvidosa, ou que estejam sendo consumidos pela primeira vez. Mesmo porque essa divisão de "light" e "diet" nem sempre funciona, a Coca light não contém açúcar e alguns produtos com denominação "diet" o contém numa proporção que pode ser desastrosa se consumida por um diabético.
Gostei das informações, SEMPRE fico em duvida entre alimentos light ou diet! Muito boa a explicação viu?
ResponderExcluirTo adorando esses blogs sobre diabete, tem o Blogueira Diabetica tambem não sei se vc conhece!
bjss