Quem disse que diabético não pode comer doce? O que o diabético não pode é ingerir o açúcar de cozinha, mas desde que tenha uma dieta equilibrada pode – e deve – ter direito a sobremesa após cada refeição.
Os adoçantes hoje se aproximam muito do gosto do açúcar de cozinha – sem os inconvenientes que este costuma provocar na saúde dos diabéticos – e tudo o que você tem a fazer é descobrir a dosagem correta do adoçante que você usa para fazer a substituição nas receitas. Alguns produtos diet ou light inclusive já contém em suas embalagens algumas receitas livres de açúcar que valem a pena tentar.
Convém entretanto ter cuidado porque o diabético mais que ninguém precisa vigiar seu peso porque a obesidade é um fator agravante no diabetes. Não se engane, portanto: não é pelo fato de aquele sorvete delicioso não conter nadinha de glicose que você irá se esbaldar. Apesar de não ter açúcar ele contém muita gordura, portanto deve ser consumido com parcimônia e sempre de olho nos efeitos de sua inclusão em sua dieta nos ponteiros da balança.
E – lembre-se – tudo o que você consome ou que pretende incluir em sua dieta deve ser discutido com seu médico e nada deve ser consumido sem sua expressa aprovação. Ele é o profissional que sabe melhor o que você pode ou não consumir e – mais importante – em que quantidade.
Lembre-se também que qualquer alimento nunca deve ser simplesmente adicionado à sua dieta, mas entrar em substituição a outro, ou sua dieta deixará de ser equilibrada. A sobremesa, por exemplo, poderá entrar no lugar de uma fruta que você tenha o hábito de comer, mas não em todos os dias, porque as vitaminas e fibras contidas na fruta dificilmente serão supridas por um sorvete ou pudim.
Conceda-se alguns prazeres mas nunca perca de vista que no seu caso usar de bom-senso pode ser a chave para uma vida longa e saudável – mesmo com diabetes.