Tenho lido várias reportagens sobre a cirurgia que “cura” o diabetes. Trata-se da mesma cirurgia que é feita nos casos de obesidade mórbida: a redução do estômago.
Ainda não se sabe porque nem se a “cura” é permanente mas já existem vários casos de diabéticos que após a cirurgia deixaram de ser diabéticos. Todos os casos são de diabéticos do tipo 2, ou seja, não dependentes de insulina.
Os médicos ainda estão tentando entender e descobrir se esse tipo de cirurgia pode trazer uma luz na cura do diabetes, mas por enquanto ela não é indicada para diabéticos, continua sendo feita nos casos de obesidade mórbida, e os pacientes que além de obesos forem também diabéticos podem ser abençoados com essa dupla “cura”: além de emagrecerem poderão também deixar de ser diabéticos.
Para maiores esclarecimentos, consulte o seu médico. Eu sei que o que todo diabético mais deseja é deixar de ser diabético, mas apesar de todas as pesquisas sobre a doença ainda não há uma “cura” para todos os casos e que seja garantida “para todo o sempre”.
eu tenho diabetes desde 2 anos e agora estou com 18 anos mas vivo como uma pessoa normal.
ResponderExcluir