Quando eu tinha bebês grandes e com peso acima do normal (todas as vezes) os médicos já pediam um exame de diabetes. Isso porque existe um tipo especial de diabetes, que dura apenas durante a gravidez: a diabete gestacional.
O organismo da mulher precisa aumentar a produção de insulina durante a gravidez, mas nem sempre esse aumento é o suficiente para atender todas as necessidades do corpo durante a gestação e nesse caso o nível de glicose aumenta no sangue da mulher. Esse aumento também pode ser provocado pelas mudanças hormonais durante a gravidez, que podem interferir na produção de insulina.
Quando isso acontece é necessário o monitoramento do nível de glicose no sangue, e quando não se consegue um equilíbrio durante a gravidez pode ocorrer o nascimento de crianças bem acima do peso, dificultando o parto. Isso ocorreu recentemente nos Estados Unidos, onde uma mulher deu à luz um bebê com 7.300 gs.
Após o parto as mudanças hormonais ocorridas na gravidez desaparecem e o que costuma acontecer é a taxa de insulina produzida pelo organismo normalizar-se, regularizando assim a taxa de glicose no sangue.
A qualquer sinal de diabetes na gravidez o médico deverá ser avisado para evitar problemas maiores tanto para a mãe como para o bebê. A diabetes é uma doença que precisa ser monitorada, caso contrário as consequências podem ser muito graves, em casos extremos podendo levar ao coma e à morte.
Leia também:
Angelina Jolie teve diabetes durante a gravidez e deve parar de ter filhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar e volte sempre!
Se gostou do blog, recomende!
Comentários considerados ofensivos não serão publicados.