segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Uva evita formação de coágulos nas artérias


A uva constitui um componente essencial da dieta mediterrânea e até os dias de hoje. Recentes descobertas científicas atribuem à boa saúde cardíaca das pessoas devido a alguns componentes presentes na uva.

Propriedades e indicações: Dois tipos de nutrientes destacam-se na composição da uva: os açúcares e as vitaminas do complexo B; por outro lado, a uva fornece poucas proteínas e gorduras. Ainda que em pequena quantidade, as proteínas (0,67%) contêm todos os aminoácidos essenciais. Os minerais estão presentes em quantidades moderadas. Os componentes da uva que merecem menção especial são:

Açúcares, em proporção que oscila entre 15% e 30%. Uvas de regiões frias costumam ter menos açúcares, enquanto as cultivadas em terrenos cálidos e secos são mais doces.

Os dois açúcares mais abundantes na uva são a glicose e a frutose, portanto, as pessoas portadoras de Diabetes devem consumi-la com moderação. Do ponto de vista químico, trata-se de monossacarídeos ou açúcares simples, que tem a propriedade de passar diretamente ao sangue, sem necessidade de serem digeridos..

Continue lendo em O barriga verde - Uva evita formação de coágulos nas artérias

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Receitas de leite condensado diet


O diabético deve levar uma vida normal mas uma das principais restrições é a culinária, que tem vários alimentos considerados 'proibidos', sendo o principal deles o açúcar. Mas nem por isso o diabético tem que abrir mão dos doces, que podem ser preparados sem adição de açúcar, com uso de adoçantes.

Muitas receitas têm como base o leite condensado, e você pode obtê-lo a partir do leite de vaca ou do leite em pó.

Receita de leite condensado diet com leite de vaca

Há duas formas de se conseguir leite condensado, a primeira é obtida com o próprio leite, e apesar de ser mais demorada é a que tem o melhor resultado:

Coloque 1 litro de leite para ferver. Quando levantar fervura abaixe o fogo e vá mexendo até que evapore quase todo o leite, restando 1 copo. Vá mexendo com uma colher de pau para não derramar. Quando estiver pronto, acrescente adoçante até ficar bem doce, normalmente use o dobro do adoçante que usaria para um copo de leite.

Leite condensado a partir do leite em pó

Para obter leite condensado a partir de leite em pó, adicione 3 vezes mais leite em pó a 1 copo dágua do que está sendo recomendado na lata. Por exemplo, se para conseguir 1 copo de leite você tem que acrescentar 3 colheres de sopa de leite, acrescente 9. Bata no liquidificador com adoçante e está pronto seu leite condensado que servirá como base de pudins ou saladas de frutas.

Aqui vai uma outra receita de leite condensado diet a partir do leite em pó:

# 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
# 1/2 xícara (chá) de água fervendo
# 1/2 xícara (chá) de adoçante diet em pó, próprio para forno e fogão
# 1 colher (sopa) de margarina light

Modo de fazer

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador por 7 minutos
2. Coloque numa vasilha tampada e leve na geladeira
3. Deixe para usar no dia seguinte

Receita de leite condensado a partir de leite em pó (2)

# 1 xícara de chá de leite em pó
# 1 colher de sopa de adoçante
# 1 colher de sopa de manteiga
# 3/4 de xícara de chá de água fervendo

Modo de fazer

1. Misturar o leite em pó, a manteiga, o adoçante
2. Agregando a água aos poucos, mexer bem ou bater na batedeira por 3 minutos
3. Coloque em uma panela e leve ao fogo por 5 minutos
4. Retire do fogo
5. Espere esfriar um pouco e coloque em um vidro
6. Poderá fazer doces, brigadeiros, e tudo com este leite condensado, é igual ao outro

Como você vê, há várias receitas para se fazer leite condensado diet, experimente-as e use aquela que mais se adapte ao seu paladar.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Stevia - um adoçante natural


Popularmente chamados de adoçantes, os edulcorantes são substâncias naturais ou artificiais de alto ou baixo poder de doçura. Um dos seus usos mais freqüentes é na substituição do açúcar em produtos denominados diet ou light. A stevia é um desses edulcorantes (adoçante) naturais. Não é calórico, sendo extraído das folhas da Stevia rebaudiana, planta silvestre da família do Crisântemo. Ela cresce naturalmente no Brasil e no Paraguai. Apesar de originária da América do Sul, hoje também pode ser encontrada em outros países como Japão, China, México e Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, o Food and Drugs Administration, FDA, departamento que fiscaliza a produção e comercialização de alimentos e remédios naquele país, decidiu que a Stevia não era um aditivo seguro e impediu oficialmente sua importação e venda, em 1991.

Quatro anos depois, mediante a realização de novas pesquisas, o FDA admitiu a segurança do produto e liberou a importação das folhas e do extrato. No Brasil, é comercializado livremente, podendo ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.

Seu consumo cresce potencialmente en todo o mundo, e muitos consumidores sul-americanos estão comprando Stevia cultivada na Ásia. Os glicosídios, na verdade esteviosídeos, encontrados nas folhas da Stevia têm poder adoçante 300 vezes superior ao do açúcar comum. Não é cariogênico e apresenta sabor agradável, sem gosto residual. É indicado para dietas com restrição de açúcar, e pode ser usado por diabéticos, obesos, idosos e crianças. É bom lembrar que o açúcar da cana, além do seu alto valor calórico, está associado a diversas doenças degenerativas da atualidade.

Antes de comprar o produto, é necessário verificar cuidadosamente sua composição. Alguns adoçantes à base de Stevia podem não conter apenas esse ingrediente. Às vezes estão acrescidos de sacarina e outros aditivos.

A Stevia tem várias utilidades na alimentação. Pode ser usada no preparo de sucos, sorvetes, chás, pratos cozidos ou assados, não tendo, porém, a capacidade de caramelizar-se. Durante os últimos vinte anos, esse produto tem sido consumido e testado em todo o mundo. Até o presente não foi considerado tóxico. Uma pessoa que tenha problemas de saúde como obesidade e diabetes, por exemplo, pode usá-lo. No entanto, qualquer alteração em sua dieta deve ser monitorada por um médico e um nutricionista.

Fonte Inova Unicamp - Stevia

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Insulina vegetal


Nome científico: Cissus sicyoides L.

Família: Vitaceae.

Sinônimos botânicos: Cissus brevipes C.V. Morton & Standl., Cissus canescens Lam., Cissus compressicaulis Ruiz & Pav., Cissus elliptica Schltdl. & Cham., Cissus obtusata Benth., Cissus umbrosa Kunth, Vitis sicyoides (L.) Morales.

Nomes aceitos: Cissus verticillata (L.) Nicolson & C.E. Jarvis, Cissus verticillata subsp. verticillata.

Outros nomes populares: mãe-boa, cipó-pucá, cipó-puci, achite, anil-trepador, caavurana-de-cunhan, cipó-da-china, cortina-japonesa, diabetil, proeza-japonesa, tinta-dos-gentios, uva-brava, uva-do-mato.

Constituintes químicos: esteróis, quinonas e compostos fenólicos nas folhas e antocianinas nos frutos; aminoácidos, alcalóides, saponinas, taninos, açúcares, esteróis, lactonas sesquiterpênicas e luteolina; flavonóides: cianidina, cianidina-3-arabinosídeo, cianidina-3-rhamnosil-arabinosídeo, delfinidina, delfinidina-3-O-b-D-glucosídeo, delfinidina 3-O-b-D-glucosídeo e delfinidina-3-rhamnosídeo; sais de magnésio, manganês, silício, cálcio, fósforo e potássio.
Propriedades medicinais: hipotensora, sudorífica, anti-reumático, antidiabética, antiinflamatória, estomáquica e anti-hemorroidária.

Indicações: abscesso, beribéri, derrame, diabete, coração (taquicardia, hidropisia, abaixar a pressão arterial), hidropisia, reumatismo, taquicardia, preventiva de derrame, inflamação, reumatismo, estômago, hemorróida.

Parte utilizada: folhas.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada.

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.

Modo de usar:

Uso interno:

Anti-reumático, tratamento do beribéri:
a) Infuso e Decocto a 2%: de 50 a 200cc por dia de 1 a 4cc por dia.
b) Tintura: de 5 a 20cc por dia.
c) Xarope: de 20 a 80cc por dia.
d) infusão: 1 folha picada em uma xícara de chá e derramar água fervente, tampar por 10 minutos. Tomar 1 a 3 vezes ao dia.

Chá contra diabete: colocar 2 colheres da folha seca da insulina (planta), 3 folhas grandes frescas, em um litro e meio de água fervente. Abafar e deixar descansar por 20 minutos. Coar e tomar de 3 a 4 vezes ao dia.

Uso externo:
- reumatismo e furúnculos: folhas amassadas.
- abscessos e gânglios inflamados: folhas aquecidas.

Fonte: Plantamed - Insulina Vegetal

A Adeline tomou o chá com essa planta logo no início da doença, mas como tinha ainda 8 anos reclamava que o gosto não era bom. Outro problema que encontramos foi que como a doença estava no início e nós ainda não conseguíamos uma estabilização no nível de açúcar, como ela reduzia muito o nível de glicose no sangue a Adeline tinha crises de hipoglicemia frequentes. O médico pediu que parássemos até conseguir determinar as dosagens necessárias de insulina por injeção para depois introduzir o chá para ir reduzindo aos poucos à medida que ela fosse aumentando o chá. Tomando o chá a Adeline chegou a tomar apenas 2 unidades diárias de insulina por injeção.

A planta cresce demais, é uma trepadeira e tem que ser monitorada porque se encontrar alguma coisa onde possa subir vai em frente. Foi o que nos aconteceu, ficamos por algum tempo sem usar a planta, que estava plantada num vaso nos fundos da casa e quando fomos ver ela já havia tomado toda a nossa antena de TV. Tivemos que cortar e quando fomos reiniciar o tratamento não encontramos mais quem nos fornecesse a planta.

Vale a pena procurar por ela porque no caso da Adeline reduziu bastante a dosagem diária de insulina humana que ela tinha que tomar, só é necessário tomar cuidado para introduzir o chá aos poucos para ir sentindo a reação do organismo pois podem acontecer crises graves de hipoglicemia.


assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

domingo, 18 de janeiro de 2009

Parlamentar propõe o uso de cores nos rótulos para orientar o consumidor

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que pretende orientar o consumidor sobre o conteúdo nutricional dos alimentos. Essa orientação, de acordo com a proposta, será feita por meio de selo em cor vermelho, amarelo ou verde, que representará a composição nutricional do produto. A distinção deverá ser estabelecida em regulamento específico para o assunto.

Ao justificar a apresentação do projeto (PLS 489/08), o senador comenta as repercussões negativas da mudança do perfil alimentar do brasileiro, como a estimativa, que para ele é "alarmante", de que existam dez milhões de diabéticos atualmente no Brasil. A alimentação saudável e os exercícios físicos são formas de prevenção da diabetes, sustenta Cristovam Buarque.

O parlamentar ressaltou que, segundo depoimento de especialista em saúde que participou de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), "a predominância da doença é mais expressiva na população brasileira pobre".

(Continue lendo em Agência Senado - Cristovam propõe uso de cores nos rótulos dos alimentos para orientar o consumidor)

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

domingo, 11 de janeiro de 2009

O vinho mais saudável do mundo


Um médico e vinicultor australiano afirma ter produzido o vinho mais saudável do mundo. Com propriedades terapêuticas, beber duas taças por dia pode prevenir ataques cardíacos e até mesmo diabetes.

E se beber dois copos de vinho por dia ajudasse a limpar as artérias sanguíneas e a prevenir ataques cardíacos? Um médico e vinicultor australiano pensou nesta hipótese e afirma ter criado o vinho mais saudável do mundo, com características medicinais.

Philip Norrie, médico especialista em propriedades terapêuticas do vinho, dedicou os últimos três anos a observar pacientes que, segundo ele, morreram de doenças que poderiam ter sido prevenidas com um vinho medicinal. A fórmula consiste em adicionar doses extra de um polifenol antioxidante, mais conhecido por resveratrol, extraído da casca da uva, lê-se no site da BBC.

A cada litro de vinho, o médico junta até cem vezes mais resveratrol do que o habitual. Com esta dose adicional, a ingestão da bebida vai ajudar a limpar as artérias sanguíneas e a prevenir ataques cardíacos, derrames e até mesmo diabetes em 50%. (Leia mais em Expresso - O vinho mais saudável do mundo)

Leia também:
Receita contra o diabete

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sábado, 10 de janeiro de 2009

Saiba se sua cintura é um risco à saúde



Pegue uma fita métrica e a envolva ao redor de sua cintura - mais exatamente na altura do umbigo. Ficou espantado com o resultado da medida? Então, saiba que uma barriguinha saliente não é apenas algo antiestético, ela também pode ser um sinal de que seu corpo está em perigo.

A relação da gordura abdominal com problemas de saúde não é bem uma notícia nova. Mas um estudo recém-publicado na revista acadêmica New England Journal of Medicine e desenvolvido durante 10 anos com 360 mil pessoas, de nove países, pode ser a prova de que o tamanho da cintura seja mesmo até mais nocivo do que o IMC (o índice de massa corporal) reconhecido internacionalmente para avaliar o grau de obesidade.

Segundo um dos resultados do estudo, há um aumento do risco de morte cada vez que a medida da cintura se amplia em cinco centímetros. Ou seja, comparando duas pessoas com o mesmo IMC, cada cinco centímetros a mais de cintura aumenta em 17% as chances de morte em homens e em 13%, em mulheres.

Mas, afinal, qual a medida considerada perigosa? (Saiba mais em A Tribuna News - Saiba se sua cintura é um risco à saúde)

Leia também:
Cirurgia de redução do estômago livra pacientes de diabetes tipo 2

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Obesidade já é considerada epidemia mundial



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% da população mundial apresenta algum problema relacionado à obesidade, já encarada como uma epidemia mundial. Só no Brasil, cerca de 38 milhões de brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso. Desse total, mais de 10 milhões são considerados obesos, de acordo com os padrões estabelecidos pela OMS e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O consumo de alimentos industrializados, açúcar e gordura, a falta de atividade física e fatores genéticos são os principais fatores que desencadeiam a obesidade. O excesso de peso, por sua vez, contribui para o aparecimento de doenças respiratórias, motoras, cardiovasculares e também para o desenvolvimento de neoplasias, comuns nos casos de obesidade. Para diagnosticá-la, os médicos usam o Índice de Massa Corporal (IMC). Porém, o endocrinologista José Augusto Pinto Serrano, explica que muitas pessoas com o IMC abaixo de 25 kg/m2, considerado normal, precisam ficar atentas ao acúmulo de gordura visceral, a conhecida “barriga de chopp”. “Ela também causa o risco de doenças cárdio-metabólicas. Nestes casos, a avaliação na prática é feita pela medida da cintura na região da cicatriz umbilical. A circunferência é considerada normal para homens medidas menor ou igual a 90 centímetros e, para mulheres, menor ou igual a 80 centímetros”, avisa o médico.

Serrano explica que o acúmulo de gordura no abdômen se relaciona à presença de síndrome metabólica, conjunto de comorbidades como resistência insulínica, diabetes, hipertensão, dislipidemias, apnéia do sono e outras que, quando presentes, aumentam o risco de morte por problemas cardiovasculares. Quem tem esse perfil precisa procurar o médico e submeter-se a uma avaliação criteriosa. O personal trainer Vítor Campos Nogueira afirma que, em relação a obesidade, a maior preocupação é com a dificuldade do tratamento mas, o principal meio de combate, segundo ele, deve ser a prevenção. “A atividade física regular pode ser considerada uma das profilaxias. Estudos revelam que o sedentarismo é responsável por cerca de um terço das mortes por doença coronariana, câncer de cólon e diabetes”, alerta o professor.

Leia mais em Portal Fator Brasil - Menos calorias, mais saúde

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Registros médicos entram na era digital

Joseph Calderaro, 67, faz parte das histórias de sucesso silenciosas do sistema de saúde. Nos últimos quatro anos, ele conseguiu diminuir o açúcar no sangue, a pressão sangüínea e o colesterol com dieta, exercício e medicamento.

Para acompanhamento, Calderaro visita seu médico, freqüenta reuniões de pacientes com diabetes e sempre recebe ligações de um consultor de saúde. É um esforço de equipe, orquestrado pela clínica Marshfield. E revigorado pela tecnologia, começando pelo registro de paciente computadorizado de Calderaro - um documento continuamente atualizado que inclui seu histórico médico, remédios, testes de laboratório, orientações de tratamento e observações de médicos e enfermeiras.

Visitar a clínica Marshfield, há tempos inovando na tecnologia da informação para saúde, é ter um vislumbre do futuro da medicina digital. Na área das políticas de assistência médica nacionais existe amplo consenso de que transferir os registros de pacientes do papel para o computador, da forma que Marshfield e alguns outros sistemas de saúde já fazem, é essencial para melhorar a qualidade do atendimento e conter custos.

O registro no papel é um documento passivo e histórico. Já o registro médico eletrônico pode ser uma ferramenta vibrante que lembra e assessora médicos. Ele pode manter informações sobre consultas, tratamentos e condições, retornando anos, e até mesmo décadas. Pode ser acionado com um clique, ao invés de permanecer escondido num arquivo em algum lugar remoto, portanto inútil durante emergências médicas.

Os modernos sistemas computadorizados possuem links para informação online a respeito das melhores práticas, tratamentos, recomendações e de combinações nocivas de drogas. Os benefícios potenciais incluem menos testes desnecessários, redução de erros médicos, e melhores cuidados para que os pacientes necessitem menos de custosos tratamentos hospitalares.

Leia mais em AdNews - Registros médicos entram na era digital

Leia também:
Comunidade Diabetes

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Notícias na área da saúde em 2008 - diabetes apontada entre as principais causas de mortalidade no país

A novidade mais importante veio em maio, com a confirmação pelo Supremo Tribunal Federal da liberação das pesquisas com células tronco embrionárias. A autorização já existia desde a aprovação no legislativo da Lei de Biossegurança, regulando as pesquisas com material genético e células tronco. O tribunal magno do país teve de se manifestar por conta de uma ação questionando a constitucionalidade da lei. Os cientistas brasileiros conseguiram mostrar a importância de prosseguir com as pesquisas, que podem trazer independência e tecnologia de ponta.

O contraponto foi o relatório do Ministério da Saúde que apontou as principais causa de mortalidade entre os brasileiros. Um dado logo salta aos olhos: das dez principais causas de óbitos no país, as doenças cardiovasculares e o diabetes aparecem cinco vezes respondendo por cerca de 30% das mortes.

Na região Norte as crianças até um ano de idade têm uma taxa de mortalidade quase quatro vezes maior do que na região Sul e Sudeste.

Além das doenças vasculares e diabetes, as infecções respiratórias agudas e a doença crônica pulmonar levam a um total de 40% dos óbitos. Todas essas doenças poderiam ter seu impacto na sociedade brasileira diminuído com programas de prevenção. Para que se chegue a uma reversão desses números é preciso que a sociedade receba informação com embasamento científico e isenção, objetivos de nosso boletim diário.

Leia também:
Cientistas desvendam novas chaves sobre o início do diabetes tipo 2

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dieta com medicamentos deve ter acompanhamento médico



Com o período do fim do ano e início de 2009, muitas pessoas recorrem às dietas, remédios e exercícios para conseguir entrar em boa forma. De acordo com o presidente da Federação Latinoamericana para o Estudo da Obesidade e professor associado da Puc-RJ, Dr. Walmir Coutinho, a melhor maneira de perder peso de forma saudável é com dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. Segundo o especialista, os remédios para emagrecer podem ser utilizados apenas em alguns casos, mas sempre com indicação de um profissional.

Não são todos os casos que precisam de medicamento. Só o médico é apto a constatar se o paciente deve ou não recorrer ao uso de medicamentos, portanto, o ideal é que se procure um bom profissional. Recomendamos sempre associar o tratamento a uma dieta equilibrada e atividade física.

Mesmo com o uso de medicamentos, a meta principal do tratamento deve ser a mudança dos hábitos com uma melhor alimentação e a prática regular de atividades físicas. Mudando-se os hábitos que fizeram o paciente ganhar peso, evita-se o efeito sanfona.

Alguns inibidores de apetite podem causar dependência química ou diversos sintomas desagradáveis. Entre os inibidores do apetite predominam os decorrentes do estímulo do cérebro, como nervosismo e insônia. Entre os estimulantes da saciedade são mais freqüentes a boca seca, a constipação intestinal e a insônia. Já os inibidores de absorção das gorduras, quando não associados a um plano alimentar equilibrado, podem causar diarréia.

Leia também:
As frutas na alimentação do diabético

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Angelina Jolie teve diabetes na gravidez e deve parar de ter filhos


Médicos aconselharam Angelina Jolie a parar de engravidar por um bom tempo. Segundo informações da revista OK, as gestações da atriz tiveram sérias complicações.

- As duas gestações terminaram em cesarianas de emergência - contou uma pessoa próxima. Médicos disseram para ela não engravidar por, no mínimo, um ano. E que seria melhor se ela não tivesse mais filhos.

Segundo Dr. Larrian Gillespie, o médico consultado pela reportagem, Angelina teve diabetes durante a gravidez e isso pode oferecer sérios riscos ao bebê.

Apesar dos conselhos médicos, Angelina e Pitt não pretendem parar de ter filhos. Tanto que recentemente o ator afirmou não encontrar uma razão para parar de aumentar a família.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

domingo, 4 de janeiro de 2009

Turistas de células-tronco viajam pelo mundo em busca de tratamento

O tratamento com células-tronco ainda está em fase experimental e em muitos paises não está avançando muito devido a questões de ordem ética, porque envolvem o uso de células de embriões. Médicos de países onde o tratamento está liberado divulgam o tratamento em seus sites, oferecendo-o por até US$70.000, e o número de 'turistas de células-tronco' nesses países só tem aumentado no último ano, a ponto de preocupar.

Médicos de países onde o tratamento é liberado sem restrições constumam oferecer o tratamento em sites, onde os pacientes de outros países os encontram e contratam seus serviçõs. Dos 19 sites estudados em recente pesquisa, apenas 9 descreveram o tratamento como 'experimental' e não há dados sobre o número de pacientes que conseguiram a cura ou regressão de sua doença após sua realização.

As células-tronco são usadas em doenças como o mal de Parkinson, diabetes, lesões da medula e algumas doenças degenerativas, mas há casos de pacientes que contraíram outras doenças após o tratamento. Alguns pacientes tratados de lesões crônicas da medula espinhal contraíram meningite e foram constatadas algumas infeccções após tratamento de doenças do sangue.

O tratamento é complicado e os médicos acreditam que os pacientes devam ser alertados sobre todos os riscos antes de submeterem-se a ele, bem como de suas possíveis complicações. Também devem ser alertados de que se trata de um tratamento ainda em fase experimental e que seus resultados podem não ser exatamente os esperados.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sábado, 3 de janeiro de 2009

Bebê gigante surpreende em Portugal



O bebê nasceu com 6 quilos, deixando todos admirados porque mesmo os médicos e enfermeiras nunca haviam visto um bebê assim. A mãe, que já teve 2 filhos, ambos com mais de 4,5 kg, sofreu de diabetes gestacional, mas foi acompanhada pelo médico durante toda a gravidez.

Mulheres que sofrem de diabetes tendem a ter bebês maiores que o considerado normal, mas a gestação deve ser acompanhada cuidadosamente pelo endocrinologista pois são comuns os desequilíbrios, mesmo naquelas que costumam manter a glicose em níveis normais.

Nos últimos meses de gestação os rins ficam naturalmente sobrecarregados, portanto aquelas que já sofrem de problemas renais causados pelo diabetes devem redobrar os cuidados nessa fase. Mas nada impede que a mulher tenha uma gestação normal.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Dez passos para ficar mais saudável

O médico Luis Fernando Correia, do Hospital Samaritano e apresentador do programa 'Saúde em Foco' lista os 10 passos para ter uma vida saudável:

  1. Parar de fumar
  2. Praticar atividade física regularmente
  3. Mudar sua alimentação
  4. Dormir bem
  5. Colocar exames em dia
  6. Controlar o stress
  7. Fazer sexo seguro
  8. Usar filtro solar todos os dia
  9. Cultivar os amigos
  10. Beber com moderação
Que tal incluir esses 10 passos nas suas promessas de ano novo?

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano novo

A todos os leitores e visitantes do blog eu desejo um FELIZ ANO NOVO!

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato



Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus