quinta-feira, 26 de junho de 2008

As frutas na alimentação do diabético

O diabético tem que ter uma alimentação balanceada para evitar que ganhe peso ou que tenha que tomar muita insulina para queimar calorias extra adquiridas através de uma alimentação rica em carbohidratos.
É um erro imaginar que existem alimentos "bons" ou "maus" para a alimentação do diabético, porque o que vai determinar se uma refeição é benéfica ou não para o metabolismo é a variedade e a quantidade de cada tipo de alimento.
Achar que as frutas podem ser consumidas à vontade é um erro porque tudo o que comemos acaba se transformando em glicose, mais cedo ou mais tarde. Quando ingerimos açúcar ele já entra quase que imediatamente na corrente sangüínea na forma de glicose. Já os lipídios (óleo, margarina, etc) precisam antes passar por uma transformação: primeiro são estocados no organismo e depois são liberados em forma de glicose quando necessário. Os carbohidratos também sofrem uma transformação que demora algumas horas antes de virarem glicose e o mesmo acontece com as frutas.
O ideal é comer de forma a ingerir alimentos que se transformem em glicose em tempos diferentes para que sempre haja uma reserva, em vez de entrarem todos na corrente sangüínea ao mesmo tempo.
As frutas são benéficas e trazem muitos elementos necessários à saúde de todos, não só dos diabéticos, mas no caso destes é necessário que não se ultrapasse a dosagem de uma fruta pequena depois das refeições principais e talvez uma no café da manhã, dependendo da dieta que o médico tenha recomendado.
Algumas frutas inclusive ajudam a manter os níveis de açúcar equilibrado, enquanto outras têm que ser consumidas em porções bem pequenas para evitar que se transformem em inimigos. Na cidade onde eu morava, por exemplo, um rapaz entrou em coma com uma taxa de glicemia em torno de 800. Quando voltou a si o médico lhe perguntou o que ele tinha comido e ele disse apenas "manga".
Ora, pensou o médico, manga é uma fruta que deve ser consumida sem exageros mas não provocaria por si só uma crise daquelas, portanto perguntou QUANTAS MANGAS ele havia comido.
-Não sei - foi a resposta - eu me sentei embaixo da mangueira, enchi um balde e fui comendo até que comecei a me sentir mal.
Pudera, até quem não é diabético se sentiria mal fazendo uma extravagância dessas! Portanto o segredo não é O QUE comemos, mas QUANTO comemos. Equilibrar quer dizer comer um pouco de tudo, e não muito de uma coisa só, seja fruta ou massa.

(zailda coirano)

2 comentários:

  1. Informações claras e muito úteis. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. tENHO CONTROLADO MINHA DIABETES TIPO 2 A ANOS. ELA ALTERA QDO A CABEÇA VAI MAL E QUANDO EXAGERO. ULTIMAMENTE, MESMO ME CONTROLANDO ELA ESTA SEMPRE ACIMA DE 300. oNDE POSSO ACHAR A PLANTA INSULINA? GOSTARIA DE ASSOCIAR A GLIMEPIRIDA E AO GLICEFOR.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre!

Se gostou do blog, recomende!

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.




Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus