segunda-feira, 19 de maio de 2008

Cirurgia de redução de estômago livra pacientes do diabetes tipo 2

Vi ontem na TV que de 17 pacientes obesos que passaram pela cirurgia de redução de estômago e que eram portadores de diabetes tipo 2, apenas 2 não se livraram da doença e das conseqüentes injeções diárias de insulina.

Fiquei impressionada porque um dos pacientes tinha que tomar 7 injeções diárias para controlar o diabetes e após a cirurgia não precisa mais de nenhum tratamento específico.

A relação entre a cirurgia de redução de estômago e a cura do diabetes ainda está sendo estudada pois não se sabe ainda se essa cura é permanente ou se a doença pode voltar em alguns anos ou mesmo meses.

Também a cirurgia só é indicada para pacientes que tenham obesidade mórbida, portanto em pacientes que são diabéticos mas não são obesos a cirurgia não está indicada. Também não se mencionou nada sobre o diabetes do tipo 1.

Mas já é um alento e mostra que a cada dia surgem novas descobertas científicas para ajudar aos pacientes que sofrem desse mal, ainda hoje teoricamente incurável, mas parece que isso também vai mudar.

(zailda coirano)

4 comentários:

  1. Oi eu tenho uma amiga q tem diabetes, e estou procurando saber mais sobre esse novo tratamento.
    ja pode ser feito no rio de janeiro está cirugia?
    você sebe me informar onde encontro maiores detalhes falando do assunto?
    se puder me envia um email nesse endereço.
    leno_moraes@yahoo.com.br
    grato,
    Leno

    ResponderExcluir
  2. A cirurgia para redução de estômago é feita hoje em todas as partes do Brasil e tenho certeza de que no Rio também, mas como eu disse ela não está indicada para pacientes com diabetes, apenas se forem obesos, e isto porque os efeitos na cura do diabetes com esse tipo de cirurgia ainda estão em fase de estudos.

    ResponderExcluir
  3. estas informaçoes nao estao bem completas, estuda-se fazer estacirurgia com pessoas nao obesas, inclusive ja foram feitas algumas. pois a cirurgia nao esta ligada apenas ao fato da perda de peso, mas tambem a um hormonio(incretina) que é produzido que estimula a producao de insulina, este hormonio
    é produzido no aparelho digestivo e com a reduçao do estomago a comida chega mais rapido ao intestino (local onde a incretina é produzida) estimulando depois a produçao da insulina...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas informações adicionais, como eu havia mencionado no post, a cirurgia ainda está em fase experimental e segundo uma reportagem que assisti umas semanas atrás os resultados são animadores, mas os médicos ainda precisam entender melhor esse mecanismo antes de a cirurgia ser indicada para diabéticos não-obesos. Por enquanto ela continua indicada apenas nos casos de obesidade mórbida, em virtude dos riscos que uma cirurgia representa.
    Obrigada pelo comentário e volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre!

Se gostou do blog, recomende!

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.




Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus