quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Stevia - um adoçante natural


Popularmente chamados de adoçantes, os edulcorantes são substâncias naturais ou artificiais de alto ou baixo poder de doçura. Um dos seus usos mais freqüentes é na substituição do açúcar em produtos denominados diet ou light. A stevia é um desses edulcorantes (adoçante) naturais. Não é calórico, sendo extraído das folhas da Stevia rebaudiana, planta silvestre da família do Crisântemo. Ela cresce naturalmente no Brasil e no Paraguai. Apesar de originária da América do Sul, hoje também pode ser encontrada em outros países como Japão, China, México e Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, o Food and Drugs Administration, FDA, departamento que fiscaliza a produção e comercialização de alimentos e remédios naquele país, decidiu que a Stevia não era um aditivo seguro e impediu oficialmente sua importação e venda, em 1991.

Quatro anos depois, mediante a realização de novas pesquisas, o FDA admitiu a segurança do produto e liberou a importação das folhas e do extrato. No Brasil, é comercializado livremente, podendo ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.

Seu consumo cresce potencialmente en todo o mundo, e muitos consumidores sul-americanos estão comprando Stevia cultivada na Ásia. Os glicosídios, na verdade esteviosídeos, encontrados nas folhas da Stevia têm poder adoçante 300 vezes superior ao do açúcar comum. Não é cariogênico e apresenta sabor agradável, sem gosto residual. É indicado para dietas com restrição de açúcar, e pode ser usado por diabéticos, obesos, idosos e crianças. É bom lembrar que o açúcar da cana, além do seu alto valor calórico, está associado a diversas doenças degenerativas da atualidade.

Antes de comprar o produto, é necessário verificar cuidadosamente sua composição. Alguns adoçantes à base de Stevia podem não conter apenas esse ingrediente. Às vezes estão acrescidos de sacarina e outros aditivos.

A Stevia tem várias utilidades na alimentação. Pode ser usada no preparo de sucos, sorvetes, chás, pratos cozidos ou assados, não tendo, porém, a capacidade de caramelizar-se. Durante os últimos vinte anos, esse produto tem sido consumido e testado em todo o mundo. Até o presente não foi considerado tóxico. Uma pessoa que tenha problemas de saúde como obesidade e diabetes, por exemplo, pode usá-lo. No entanto, qualquer alteração em sua dieta deve ser monitorada por um médico e um nutricionista.

Fonte Inova Unicamp - Stevia

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

47 comentários:

  1. Legal...
    Onde comprar esse tipo de adoçante???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já utilizo o stévia, gostaria de saber quantas gotas posso utilizar por dia, pois, acho que uso muito

      Excluir
  2. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais.
    Um abraço
    Zailda Coirano

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se posso usar o adoçante dietético com stevia para fazer café pela manhã, pois o produto fala apar adoçar diretamente no liquido ou alimento. Os ingredientes são:educorante artificial , sacarina sódica,educorante natural esteviosideo,lactose.Ma\ndar resposta p/e-mail helenildefmagalhaes@hotmail.com.Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Importante!!
    Sobre adoçantes leiam:

    http://www.laleva.cc/pt/alimentos/stevia_aspartame.html

    ResponderExcluir
  5. existe varios tipos de adoçante stevia no mercado como o aspartame mas eu quero saber qual eu posso comprar sugundo pareser da anvisa

    ResponderExcluir
  6. silene.mariano@hotmail.com
    Poços de Caldas MG
    Boa tarde
    Gostaria de saber até qtas gotas diarias de adoçante de stevia um diabetico´pode tomar.
    Meu marido esta com uma taxa de 180 à 220.
    obrigada. silene

    ResponderExcluir
  7. Silene Mariano , ate o presente não recebi nem uma resposta, sobre a quantidade de stevia q um diabético pode ingerir ,não receberão comentario? obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    A stevia é usada comercialmente, nesse site você vai encontrar produtos Lowçucar feitos com stevia. A quantidade ideal / máxima de gotas diárias de cada produto está descrita na embalagem do mesmo.
    Site de produtos à base de stevia: http://www.pesfer.com.br/lowcucar_adocantes.htm
    Um abraço
    Zailda Coirano

    ResponderExcluir
  9. legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

    ResponderExcluir
  10. muito bom :D
    onde posso encontrar pa comprar?

    ResponderExcluir
  11. Sofro de enxaqueca e me recomendaram este adoçante Stevia, pois preciso de um adoçante que não contém aspartame e outros tipos de componentes isto é verdade?
    E-MAIL= mi.catelli30@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. entre os adocçantes stevias qual a marca mais indicadas ? um bj. anita

    ResponderExcluir
  13. Meu neto de 5 anos possui acidose metabolica por defeito genético no complexo pirutato desidrogenose (de forma branda). Ele não pode consumir açúcar e nem adoçantes (sacarose e nem frutose), gostaria de saber se este adoçante pode ser consumido por pessoas com este tipo de problema. Peço a ajuda pois o maior sonho dele é tomar um sorvete.

    ResponderExcluir
  14. Tenho diabete da mais leviana. Usava o Adoçante Zero Cal.
    Apresentou em meu corpo, elergia [cocera]. Passei a tomar o stevia.
    Joaquim Alves de Lima
    Três Lagoas-MS 79600140

    ResponderExcluir
  15. Gostei desse blog, esclareceu minhas dúvidas sobre Stevia ois sou diabetico .

    ResponderExcluir
  16. afinal de contas qual o melhor e mais saudavel adoçante?tenho muita duvidas! maria do carmo borda da mata m.g muito obrigada

    ResponderExcluir
  17. fico agradecida por ajudar pos e muito confuso muitos adoçantes!obrigada

    ResponderExcluir
  18. Eu estava lendo este blog www.didaticadaciencia.wordpress.com e tem uma matéria fantastica sobre adoçantes. Além disso tem muitas informaçaõe sobe saúde. Bacanerrimo!

    ResponderExcluir
  19. eu estou usando adoçante stevia ha 5 meses aconpanhado de diéta já perdi 17k

    ResponderExcluir
  20. ótimo artigo, já uso a stevia faz um bom tempo e perdi alguns quilos

    ResponderExcluir
  21. gostaria de saber se o produto stevia plus contem ou nao spartame,pois dizem que os produtos contendo spartame causa mal a saude.

    ResponderExcluir
  22. Tenho 67 anos e minha mãe sofre de diabetes.
    Eu sou operado do coração já por duas vezes.
    Há pouco mais de 4/5 anos o glicose se descontrolou e a taxa está sempre oscilando entre 110/200/240.
    Tomo apenas medicamentos e não faço controle.
    Não sei hoje como está esse glicose.
    Faço uso do adoçante adocyl, gostaria de saber se o stevia será melhor que esse que uso hoje, e se estou correndo algum risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O adoçante stevia é um dos melhores . O melhor mesmo , é o LINEA !

      Excluir
    2. Vc tem q comprar o adoçante q esta escrito so stevia,nao compre os q estão escrito com stevia porque esses fazem mal

      Excluir
  23. PELO QUE LEIO O ADOCYL NAO E RECOMENDADO , E SIM A BASE DE STEVIA

    ResponderExcluir
  24. Recebi duas amostra do adoçane stevial00%, uma liquida 25ml e outra uma caixa contendo sache , quero agradecer e dizer que eu e meu marido experimentamos e achamos que o adoçante em pó e muito doce, um sache em uma chicara de café fica muitissimo adocicado, já quatro gotinhas do outro deixa o café no ponto e nao tem aquele gosto de remedio que a maioria dos adoçantes tem. Paraens!!

    ResponderExcluir
  25. OLÁ! PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES! Minha filha é diabética e recebi alguns e-mails falando muito mal dos aspartames e a um ano começamos a usar aquele 'SÓ ESTÉVIA" SERÁ QUE ELE É PURA ESTÉVIA MESMO OU TENHO QUE MANIPULAR EM FARMACIAS NATURAIS?

    ResponderExcluir
  26. Recebi amostra gratis do adoçante Stevia e vi que vale a pena optar pelo produto..Muito bom! Vou continuar usando!

    ResponderExcluir
  27. ESTOU TOMANDO O ADOCANTE STEVITA,ESTE EO RECOMENDADO?PRECISO SABER SE ESSE EO CERTO POIS NAO GOSTO DE ADOCANTE E ESTE E MUITO BOM,NAO DEIXA GOSTO E NEN RESIDUO NA LINGUA.
    KARINA,OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stevita em gotas não adoça como dizem adoçar. Oito gotas não são suficientes para adoçar como uma colher de chá eh nunca!

      Excluir
    2. Isso que acho também. Coloco 10 ou 11 gotas e não adoça nada. Sempre achei que adoçantes só servem para adoçar alimentos azedos. No suco de laranja 5 gotas fica bem doce.

      Excluir
    3. Isso que acho também. Coloco 10 ou 11 gotas e não adoça nada. Sempre achei que adoçantes só servem para adoçar alimentos azedos. No suco de laranja 5 gotas fica bem doce.

      Excluir
    4. Isso que acho também. Coloco 10 ou 11 gotas e não adoça nada. Sempre achei que adoçantes só servem para adoçar alimentos azedos. No suco de laranja 5 gotas fica bem doce.

      Excluir
    5. Isso que acho também. Coloco 10 ou 11 gotas e não adoça nada. Sempre achei que adoçantes só servem para adoçar alimentos azedos. No suco de laranja 5 gotas fica bem doce.

      Excluir
  28. este adoçante tem um sabor muito ruim, o que fazer/

    ResponderExcluir
  29. Ola sou Diabetico a 20 anos e tomo adoçante Zero-CAl queria saber se posso tomar esse que vc esta indicando e qual vc me indica que vi que varios modelos dele obrigado...

    ResponderExcluir
  30. esse adoçante é muito ruim. não adoça nada. se coloco pouco ele nao adoça se coloco muito fica amargo ... ainda nao consegui achar o ponto certo. por enquanto ainda não gostei dele, prefiro o aspartame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito ruim mesmo, não adoça. Como podem indicar isso?

      Excluir
  31. comecei a tomar o adoçante stevia poque fiquei sabendo que o melhor ...estou certa ???

    ResponderExcluir
  32. Comprei sementes de Stevia para plantar. Mas, as flores e as folhas posso usar como adoçante ou tenho que comprar em lojas o produto processado?

    ResponderExcluir
  33. Comprei o Stevia em gotas, mas não adoça. Joguei dinheiro fora!

    ResponderExcluir
  34. Sou diabetico e ate hoje num achei um adoçante certo. Onde encontro o estevia plus??

    ResponderExcluir
  35. Comprei adoçante Sóstevia, tampa verde, em gotas, da lowcucar. Ele não adoça, deixa gosto amargo na boca.Qual o melhor. Já comprei e joguei muitos fora. Qual o melhor deles?

    ResponderExcluir
  36. Comprei adoçante Sóstevia, tampa verde, em gotas, da lowcucar. Ele não adoça, deixa gosto amargo na boca.Qual o melhor. Já comprei e joguei muitos fora. Qual o melhor deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito nenhum. O Stevia da Linea também não adoça. Um lixo!

      Excluir

Obrigada por comentar e volte sempre!

Se gostou do blog, recomende!

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.




Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus