sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cirurgia que "cura" o diabetes


Minha aluna fez uma cirurgia que não "cura" a doença, mas torna muito mais fácil controlar os níveis de glicose, com uma qualidade de vida muito melhor e poucas restrições.

A cirurgia custou 10.000 reais e é bastante simples, com implantação de um "sensor" que quando os níveis de glicose no sangue ficam acima do normal libera insulina no sangue, funcionando quase como o pâncreas dos não-diabéticos.

Claro que há alguns inconvenientes, a insulina não aparece do nada, precisa ser renovada ou o aparelho fica "de tanque vazio", mas trata-se de um avanço em anos. Mudaram muitas coisas mas desde que eu era menina o diabético insulino-dependente vivia à custa de injeções diárias de insulina.

Mudaram as agulhas e os métodos de exame de sangue, mas no fundo está tudo igual ao que era há 50 anos. Essa cirurgia é o primeiro avanço real que vejo em anos. Tomara que em breve ela seja acessível a todos e tão corriqueira quanto uma cirurgia de fimose ou de amígdalas.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

5 comentários:

  1. Meu nome é Ana Paula e gostaria de mais informações sobre essa cirurgia, pois meu filho sobre muito com as picadas varias vezes ao dia. Meu e-mail é apa3me@yahoo.com.br Se alguém puder me informar agradeço.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de obter mais informações sobre esta cirurgia pois já fiz cirurgia experimental que funcionou mas preciso me controlar muito e ainda tomo remédios, cirurgia denominada exclusão do duodeno na UNICAMP

    ResponderExcluir
  3. Pelo que entendi esta cirurgia é para ligação da Bomba de Infusão.
    Este aparelho monitora os niveis de glicose no sangue e injeta a insulina proporcional ou pré definida.

    ResponderExcluir
  4. sou diabetico a quatro anos mas ainda não dependo de insulina! mas sei q a empresa roche lançou o SIC sistema de infusão continua, aparelho que ainada não esta disponovel no mercado Brasleiro. ele inserido sobre a pele libera a quantidade exata de insulina determinada pelo medico! vc pode até nadar com ele mas de 2,50 e meio! tomara q chegue aqui no Brasil! meu nome é valfredo val_guerreiro02@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, estou me inscrevendo para esta cirurgia experimental na unicamp e gostaria de saber quais foram os sintomas pós operatorios e como foi a vida pós cirurgia. OBrigado pela atenção

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre!

Se gostou do blog, recomende!

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.




Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus