quinta-feira, 20 de maio de 2010

Diabetes é culpa de quem?


A leitora Clarice tocou num ponto muito importante: logo que descobrimos que nosso filho está diabético nos sentimos culpadas. De alguma forma começamos a achar que não alimentamos nosso filho direito, e que por isso agora ele será diabético para o resto da vida.
Por tudo o que o médico nos informou quando a Adeline ficou diabética posso assegurar que não é bem assim. O diabetes tem várias causas, mas na infância se o pâncreas e o fígado estiverem bem tudo deve funcionar perfeitamente: o excesso de glicose ingerida é armazenado no fígado, que a libera no momento em que for necessária. O pâncreas então liberará insulina em quantidade suficiente para que o organismo possa “quebrar” essas moléculas de glicose para que sejam utilizadas como fonte de energia. Quando essa glicose não é utilizada ou está em quantidade muito acima do que pode ser utilizada pelo organismo, será então armazenada em forma de gordura sob a pele.
Portanto se a diabetes é constatada, alguma coisa está errada nesse mecanismo, que deve funcionar bem, principalmente em crianças e adolescentes. As causas da diabetes podem ser genéticas (mais frequentemente na diabetes do tipo II) ou uma doença auto-imune.
A causa genética acontece mais frequentemente em idade mais avançada e o que ocorre é que o organismo precisa de cada vez mais insulina para processar a glicose, ou existe uma deficiência em sua produção.
No caso de acontecer na infância ou adolescência, geralmente é provocada por uma doença auto-imune, geralmente após uma infecção grave. O organismo “confunde” as células Beta do pâncreas (produtoras de insulina) com as bactérias que causaram a infecção anterior e as destroem completamente. Geralmente os portadores desse tipo de diabetes (também chamada “diabetes juvenil”) não produzem insulina, ou a produzem em quantidade mínima ou de forma muito irregular.
Os diabéticos do tipo I (insulinodependentes) que não produzem insulina ou que produzem quantidades ínfimas precisam obtê-la exclusivamente através de injeções de insulina humana ou suína (atualmente dividida em 2 ou 3 doses diárias antes ou após as refeições, dependendo dos exames para determinar o “comportamento” do pâncreas do diabético).
Os diabéticos que produzem insulina de forma irregular são os mais difíceis de controlar porque quando produzem mais insulina podem ter crises constantes de hipoglicemia, e após serem controladas podem acontecer hiperglicemias, com a diminuição da produção de insulina pelo organismo.
Portanto não procede essa “culpa” pela doença de nossos filhos. Conheço crianças que alimentam-se quase que exclusivamente de doces e nem por isso são diabéticas, já que o pâncreas e o fígado fazem corretamente seu papel.
Naturalmente que a longo prazo a alimentação rica em açúcar e gorduras pode levar à obesidade, e a obesidade predispõe ao diabetes e a outras doenças mais ou menos graves, mas predisposição não significa que vá ocorrer.
De qualquer forma, não só os diabéticos devem ter uma dieta equilibrada, prevenindo assim complicações e doenças totalmente evitáveis e que podem reduzir a qualidade de vida no futuro.
Devemos lembrar que temos uma vida pela frente e que seria interessante zelar por nosso corpo porque maus hábitos podem causar danos permanentes com os quais teremos que conviver pelo resto de nossos dias.
Zailda Coirano

Gostou do blog? Recomende e volte sempre! Contato

Um comentário:

  1. É muito importante esse depoiemto.tenho uma filha e ela é diabetica ela tem 11 anos mas começou com os 10 anos veio no derrepente e isso me abalou muito, parece q meu mundo desabou pq me culpei achando o q eu deveria ter feito pra n chegar onde chegou.Mas hoje tento olhar de forma diferente pq na familia do pai dela tem 6 tias q são diabeticas,mas ate hoje isso pra mim e doloroso ainda mais q quem aplica a insulina sou eu e aplico com os olhos cheios d lagrimas e com o coraçao doendo.So peço a Deus q aja solução para isso.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre!

Se gostou do blog, recomende!

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.




Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus