sábado, 22 de maio de 2010

Cadê o quindim que estava aqui?


Quem disse que diabético não pode comer doce? O que o diabético não pode é ingerir o açúcar de cozinha, mas desde que tenha uma dieta equilibrada pode – e deve – ter direito a sobremesa após cada refeição.
Os adoçantes hoje se aproximam muito do gosto do açúcar de cozinha – sem os inconvenientes que este costuma provocar na saúde dos diabéticos – e tudo o que você tem a fazer é descobrir a dosagem correta do adoçante que você usa para fazer a substituição nas receitas. Alguns produtos diet ou light inclusive já contém em suas embalagens algumas receitas livres de açúcar que valem a pena tentar.
Convém entretanto ter cuidado porque o diabético mais que ninguém precisa vigiar seu peso porque a obesidade é um fator agravante no diabetes. Não se engane, portanto: não é pelo fato de aquele sorvete delicioso não conter nadinha de glicose que você irá se esbaldar. Apesar de não ter açúcar ele contém muita gordura, portanto deve ser consumido com parcimônia e sempre de olho nos efeitos de sua inclusão em sua dieta nos ponteiros da balança.
E – lembre-se – tudo o que você consome ou que pretende incluir em sua dieta deve ser discutido com seu médico e nada deve ser consumido sem sua expressa aprovação. Ele é o profissional que sabe melhor o que você pode ou não consumir e – mais importante – em que quantidade.
Lembre-se também que qualquer alimento nunca deve ser simplesmente adicionado à sua dieta, mas entrar em substituição a outro, ou sua dieta deixará de ser equilibrada. A sobremesa, por exemplo, poderá entrar no lugar de uma fruta que você tenha o hábito de comer, mas não em todos os dias, porque as vitaminas e fibras contidas na fruta dificilmente serão supridas por um sorvete ou pudim.
Conceda-se alguns prazeres mas nunca perca de vista que no seu caso usar de bom-senso pode ser a chave para uma vida longa e saudável – mesmo com diabetes.

assinatura

6 comentários:

  1. Oii, tudo bem? Vim hoje dar uma dica =)
    Vi que a Bianca do blogueira diabética ta fazendo uma promoção valendo um medidor de glicose Contour da Bayer, achei que valia a pena participar, e é bem bacana.
    http://www.blogueiradiabetica.com.br
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Veja no Youtube o filme sobre caneta injetora de insulina que introduz a agulha e injeta a insulina, em http://www.youtube.com/watch?v=SSWzOiViPPw

    ResponderExcluir
  3. Olá Zailda,
    a Accu-Chek está fazendo um grande cadastro dos blogs brasileiros que falam sobre diabetes. Que tal cadastrar o seu? http://migre.me/1XI6e

    O objetivo é montar um grande cadastro desses blogs para que cada vez mais se divulgue informações sobre diabetes. Também é um jeito de ficarmos mais próximos de vocês.

    Divulgue o cadastro para seus amigos blogueiros também!

    Grande abraço,
    Equipe SIC Accu-Chek
    www.accuchekcombo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Descobri uma ótima promoção para quem usa muitas tiras da Accu Chek.

    A farmácia do leme ta com uma promoção de pague 2 e leve 3.

    Accu Chek Performa:

    http://www.farmaciadoleme.com.br/produtosdetalhes_sv.asp?ProdutoID=50835&nome=Tiras-Teste-Accu-Chek-Performa-50-Tiras-Leve-3-e-Pague-2.-Cont%E9m-3-Unidades-com-50-Tiras-Teste-Cada.-Roche

    Accu Chek Active:

    http://www.farmaciadoleme.com.br/produtosdetalhes_sv.asp?ProdutoID=50837&nome=Tiras-Teste-Accu-Chek-Active-50-Tiras-Leve-3-e-Pague-2.-Cont%E9m-3-Unidades-com-50-Tiras-Teste-Cada.-Roche

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    O meu nome é Carla e sou de Portugal. Tenho 23 anos e descobri há dois meses que tenho Diabetes Tipo 1. Desde então que me tento informar ao máximo sobre tudo o que me possa dizer respeito. Gostei muito do seu blog!!

    Se me quiser visitar comecei hoje aqui: http://avidapodeserdoce.blogspot.com/.

    ResponderExcluir
  6. Tem hipertensão ou diabetes? Saiba quais os passos para ter acesso gratuito aos medicamentos para diabetes e hipertensão do programa Saúde Não Tem Preço. É bem simples: http://bit.ly/fo18fc.
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre!

Se gostou do blog, recomende!

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.




Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus