quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Notícias na área da saúde em 2008 - diabetes apontada entre as principais causas de mortalidade no país

A novidade mais importante veio em maio, com a confirmação pelo Supremo Tribunal Federal da liberação das pesquisas com células tronco embrionárias. A autorização já existia desde a aprovação no legislativo da Lei de Biossegurança, regulando as pesquisas com material genético e células tronco. O tribunal magno do país teve de se manifestar por conta de uma ação questionando a constitucionalidade da lei. Os cientistas brasileiros conseguiram mostrar a importância de prosseguir com as pesquisas, que podem trazer independência e tecnologia de ponta.

O contraponto foi o relatório do Ministério da Saúde que apontou as principais causa de mortalidade entre os brasileiros. Um dado logo salta aos olhos: das dez principais causas de óbitos no país, as doenças cardiovasculares e o diabetes aparecem cinco vezes respondendo por cerca de 30% das mortes.

Na região Norte as crianças até um ano de idade têm uma taxa de mortalidade quase quatro vezes maior do que na região Sul e Sudeste.

Além das doenças vasculares e diabetes, as infecções respiratórias agudas e a doença crônica pulmonar levam a um total de 40% dos óbitos. Todas essas doenças poderiam ter seu impacto na sociedade brasileira diminuído com programas de prevenção. Para que se chegue a uma reversão desses números é preciso que a sociedade receba informação com embasamento científico e isenção, objetivos de nosso boletim diário.

Leia também:
Cientistas desvendam novas chaves sobre o início do diabetes tipo 2

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e volte sempre!

Se gostou do blog, recomende!

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.




Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus